O PASSEIO ESCOLAR

Estratégias para a elaboração do texto:

1º- DIA -
  • Toda a turma discutiu e relembrou as experiências e emoções do dia anterior.
  • Procedeu-se à escolha do título.
  • Após discussão, os alunos apresentaram dois títulos:” O Passeio Escolar” e “ O Nosso Passeio”. Por maioria, com “braço no ar”, foi escolhido o primeiro título.
  • O professor apresentou na televisão da sala, as fotos obtidas durante o passeio.
  • A partir das fotos, os alunos escreveram um conjunto de palavras e frases que todos registaram no seu caderno, no quadro e no computador, alternadamente .

2º DIA

• Depois de reflectir sobre o conjunto de palavras e frases, iniciuou-se a construção do texto cooperativo.

O TEXTO:
    No dia 9 de Junho de manhã, bem cedo, os nossos pais, avós e outros familiares, vieram acompanhar-nos à escola, de onde partiríamos para o nosso passeio escolar deste ano.
    Antes da partida organizamo-nos com ajuda dos nossos professores, professoras e auxiliares.
    Entretanto chegaram as camionetas. Despedimo-nos das famílias, entramos ordenadamente e lá partimos cheios de alegria e curiosidade. No autocarro cantamos, rimos e gritamos bastante…
    O condutor do nosso autocarro simpático e conhecedor do trajecto, levou - nos pela auto-estrada a ouvir música e notícias no rádio até ao Porto e Vila Nova de Gaia.
    Quando chegamos a Vila Nova de Gaia, estava um barco, decorado com bandeiras de vários países, a nossa espera.
    Embarcamos, com auxílio dos ajudantes do barco, e lá fomos rio acima virados para a nascente do rio Douro.
    Dentro do barco verificamos que havia uma cozinha, mesas para comer e também casas de banho. Para nossa segurança também tinha bóias salva vidas. No exterior tinha uma esplanada de onde se podia ver melhor a paisagem. Observamos as margens do rio Douro, as 6 pontes e até vimos um comboio que no momento passava por uma das pontes.
    Quando terminou a viagem de barco, atracamos e fomos brincar para um parque infantil, que estava mesmo junto ao rio.
    No parque saltamos, baloiçamos, trepamos... … um amigo nosso, de outra turma, foi picado por uma abelha, mas a professora Ana foi com ele curar a mão e ficou tudo bem.
    Depois chegaram os autocarros e como já estávamos com fome, fomos para o Parque da Cidade, no Porto, para almoçar. É um espaço muito bonito e grande.
    Fizemos um piquenique e depois brincamos ao esconde e a outras coisas. Mais tarde fomos com os professores dar um passeio pelo parque. Vimos vários lagos. Nos lagos ou a passear pelo parque havia muitos patos e cisnes.Também vimos nenúfares e rãs.
    Quando terminamos este passeio, entramos mais uma vez nos autocarros e fomos até à praia de Leça, ver o mar, brincar na areia e comer um gelado.
    No regresso para Serzedelo ainda paramos mais uma vez, junto à auto-estrada para lanchar e brincar mais um bocadinho.
    No final do dia chegamos à escola, onde estavam, outra vez, as nossas famílias á espera.
    Chegamos sujos e cansados mas muito felizes.
    GOSTAMOS MUITO DESTE DIA!!!!!!