A ARCA DAS TRAPALHADAS

A área de Expressão e Educação Dramática é essencialmente prática, guiando-se por metodologias cooperativas e de interacção.
Apostada na formação pessoal do aluno, no desenvolvimento das suas capacidades de relacionamento interpessoal, da sua criatividade, e do seu espírito crítico, realiza-se em actividades de experimentação e criação artística, num trabalho físico e de valorização da inteligência emocional e sensível.
A “Arca das Trapalhadas” foi criada pelos alunos a partir de uma caixa de papelão que depois de adornada com cartolina de várias cores deu origem à mesma. Contém diversos objectos trazidos pelos alunos.
Foi criada com o propósito de fomentar a realização de exercícios, jogos dramáticos e dramatizações, concepção e realização de projectos e actividades interpessoais e de grupo, que permitem desenvolver objectivos considerados essenciais na área de Expressão e Educação Dramática.
São objectivos fundamentais desta Actividade de Enriquecimento Curricular o desenvolvimento da expressão individual do aluno, o desenvolvimento da sua competência comunicativa e ainda conduzi-lo ao reconhecimento das possibilidades pedagógicas do jogo dramático, assim como à capacidade de o utilizar como importante utensilagem pedagógica que é, na aprendizagem global da criança, cognitiva, afectiva, sensorial, motora, estética.

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá aos pequenitos que trabalham nesta bonita Arca!

Pelo que percebi, dentro da Arca estão vários objectos. Tive vontade de me sentir um desses objectos e contar o meu percurso até lá chegar, os meus sentimentos nesse novo mundo que é o de viver com outros objectos num mesmo espaço, a Arca, e de imaginar o que faria se um objecto de outra arca me convidasse para fazer uma viagem à "Arcalândia", o país das Arcas...

Depois de pensar melhor nesta ideia, vou escrever acerca dela e envio-vos o meu trabalho. E quero críticas a seguir, pode ser?

E se vocês fizessem o mesmo ou sugerissem outras actividades de escrita cheiinhas de imaginação?

Fico à espera!
:)
Altina

Anónimo disse...

Está muito bonito.
Simples e escorreito.
Sempre em frente!

Prof. Rui - Portelinha

Anónimo disse...

Achei uma ideia interessante e vou propô-la aos meus alunos. Espero que contribua para melhorar a qualidade das dramatizações que fazemos sobretudo a partir das histórias dos livros do Plano Nacional de Leitura.
Felicidades

Prof. Álvaro Silva